Além disso, é importante observar que a falha funcional pode ter origem nos erros de projeto e de fabricação. Da mesma forma, com erros de instalação e comissionamento, de operação e manutenção.
Embora a manutenção preventiva envolva custos associados à realização de inspeções e intervenções regulares, esses custos tendem a ser menores do que os custos de reparo de emergência e substituição de equipamentos causados por falhas não planejadas.
Criar um plano de manutenção preventiva não é necessariamente difícil. Entretanto, vai exigir que o encarregado pelo planejamento siga algumas etapas. São elas:
Ao longo deste artigo, vimos como a aplicação consciente e planejada dessa prática não apenas mantém suas máquinas e equipamentos em plena forma, mas também eleva todo o negócio a um novo patamar de produtividade e sustentabilidade.
A manutenção preventiva também ajuda a aumentar a vida útil de máquinas e equipamentos, já que foca na preservação de peças, componentes e funcionalidades.
Já a manutenção preditiva é utilizada para monitorar o ativo e, com base nos resultados, detectar eventuais falhas, prevenir problemas e antecipar a intervenção da manutenção corretiva.
Com a manutenção preventiva, entraves em uma parte do aparelho são facilmente identificados. A questão pode ser solucionada com rapidez, o que evita que outras regiões do maquinário sejam afetadas.
A empresa deve, portanto, planejar e programar a manutenção de modo a impedir que uma falha potencial ocorra.
visualize que sua equipe prestará o serviço de manutenção preventiva industrial. Ela traçou essas ações antes de aparecer problemas nos equipamentos, considerando a frequência de utilização e o tempo de vida útil, dentre outros pontos.
Ao identificar e corrigir potenciais pontos de falha e riscos de segurança, a manutenção preventiva ajuda a criar um ambiente de trabalho mais seguro para os funcionários, minimizando o risco de acidentes e lesões relacionadas a equipamentos. Reduzir os custos de manutenção
Se tem um contrato de Energia Solar, mas ainda não tem EDP Solar, preencha os seguintes dados e será contactado por um especialista para o ajudar com a melhor proposta para si. Campo obrigatório Campo Sistema inteligente de monitoramento obrigatório Campo obrigatório Campo obrigatório Método de pagamento *
E qual é o objetivo da manutenção preventiva? Na prática, quais são as manutenções preventivas?
Ao adotarmos a manutenção preventiva, é fácil identificar as falhas que comprometem o desempenho do equipamento.
Ao realizar inspeções regulares e intervenções preventivas, a manutenção preventiva ajuda a evitar falhas inesperadas nos equipamentos, minimizando o tempo de inatividade não planejado e garantindo a continuidade das operações. Aumento da confiabilidade dos equipamentos